A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) autorizou o Hospital São Francisco (HSF) de Campo Formoso (BA) a realizar a cirurgia ortopédica de alta complexidade de fêmur. A informação foi confirmada pela gestora da unidade hospitalar, Dora Nunes em entrevista ao 98 Notícias desta quarta-feira(06).

Tivemos aí um termo de cessão de uso dado pela Sesab para uma mesa cirúrgica com a extensão com o que dá a possibilidade de fazer a cirugia de fêmur. Então, essa é uma novidade dos pacientes que precisavam fazer uma cirugia de fêmur e não era habilitado em nosso perfil de atendimento por conta desse equipamento. Como nós recebemos essa mesa,nós já estamos aptos a realizar”, disse a gestora do HSF.

Ainda segundo Dora Nunes, há poucos dias foi feita uma reunião com representantes de secretarias de saúde da região para discutir as possibilidades de ampliação dos serviços. Uma das propostas é implantar um ambulatório municipal para ciurgias ortopédicas.

“Pleiteiamos junto à secretaria municipal fazer um ambulatário dentro do hospital para que os pacientes também tenham a oportunidades de vir ambulatorialmente e serem triados para as possíveis cirgurgias. O secretário [Paulo Henrique] foi bastante sensível e ficou de avaliar a situação junto com a nossa equipe de ortopedistas para que a gente possa estar implantando aqui no Centro Médico o ambulatório SUS de ortopedia”, afirmou a gestora do hospital São Franscisco.

O HSF informou que no momento conta com quatro ortopeditas para realizar 109 cirurgias mensais, conforme convênio com a Sesab. Em novembro, foram feitos 95 procedimentos através de sistema regional de regulação.

Redação do site da 98 FM de Campo Formoso (BA)