O Hospital São Francisco (HSF) de Campo Formoso (BA) começa a operacionalizar 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), 10 leitos com suportes ventilatórios e outros 10 leitos extras para o combate à infecção por Covid-19 a partir desta quinta-feira (01). A informação foi anunciada no Jornal 98 Notícias desta quarta-feira (31) pela presidente da instituição, Ana Cláudia Souza Rapattoni e a diretora executiva Dora Nunes.

“Nossos leitos de UTI estão prontos para receber a população, tanto em nível de equipamento, quanto em nível equipamento também”, afirmou a diretora Dora.

Ainda segundo as representantes do Hospital São Francisco, os leitos já foram credenciados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 20 dos 30 leitos serão mantidos com recursos financeiros do governo da Bahia e do próprio HSF. Os outros 10 leitos devem ser custeados pela prefeitura.

As gestoras do hospital São Francisco relembraram também que os 20 leitos foram adquiridos com recursos próprios alinhados com as emendas parlamentares dos deputados federais Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (DEM) no ano passado e com o apoio das gestões municipais anterior e atual, além do programa Sua Nota É um Show.

“Esses leitos foram montados pelo Hospital São Francisco (…) e culminou com o recebimento dos 10 respiradores trazidos pelo deputado Elmar através do Ministério da Saúde, culminou em estarmos 100% com o aparato tecnológico para implantação destes leitos”, disse a diretora Dora Nunes.

Os leitos de UTI e com suportes ventilatórios vão atender os municípios que integram o consórcio de saúde de Pernambuco e Bahia chamado de rede PEBA.

Os 10 leitos extras de retaguarda da Covid serão direcionados para pacientes naturais de Campo Formoso (BA).

“O prefeito Elmo ontem contratou 10 leitos extras para que o município não sinta esta perda de leitos”, afirmou a presidente da União Hospitalar São Francisco Ana Cláudia Souza Rapattoni.

A gestão do HSF informou também que foram contratados cerca de 20 profissionais, entre eles coordenador, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e fisioterapeuta.

Redação do site da 98 FM