Os preços dos combustíveis praticados em postos do município de Campo Formoso (BA) ainda permanecem elevados, embora a Petrobras tenha determinado a redução de valores nas refinarias nas últimas semanas.

 

 O Jornal 98 Notícias informou nesta terça-feira (28) que o preço cobrado pelo litro da gasolina comum varia de R$ 3,85 a R$ 4,29, baseado em pesquisa feita em postos.

 

O representante de um dos postos, Iure Andrade, afirmou que a carga tributária do INSS, PIS, CONFINS, GPS, IPTU, alvará de funcionamento, entre outros, inviabiliza a queda dos preços.

 

A carga de imposto em cima de combustível é muito mais de 50% ou beira beira os 50%, então tudo isso dificulta a formação do preço e encarece. Eu sei que o combustível não é barato, mas a carga de tributo que pagamos é, às vezes, exagerada, principalmente numa pandemia“, comentou.

 

Ainda segundo o empresário de combustíveis, as distribuidoras demoram repassar os preços reduzidos para os postos. “Assim que o tanque termina, ai sim, que vem uma baixa no preço da bomba. Então, é impossível baixar na refinaria e o posto de gasolina baixar automaticamente“, detalhou Iure.

 

Confira no áudio:

{podcast id=5096}

Imagem ilustrativa

Redação do site da 98 FM