O projeto de construção de cisternas existente em vários municípios do país que sofrem com a escassez de água será em setembro premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na China, como política pública essencial no combate à desertificação.  A ideia das tecnologias de captação de água é criada e executada pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

Em entrevista ao jornal 98 Notícias de hoje (30), um dos coordenadores da Asa Bahia Cícero Félix dos Santos comentou a importância da premiação. Segundo ele, entre os critérios da conquista do título estão a efetivação da política pública, os resultados alcançados com a experiência, é o caso da diminuição da mortalidade infantil e produção de alimentos. Outro elemento é a redução na desertificação nas regiões semiáridas.

O membro da entidade acredita também que a premiação poderá fortalecer o projeto, apesar do governo federal alegar falta de recursos. No território Piemonte Norte do Itapicuru, Campo Formoso (BA) é um dos municípios que mais se destacam na construção de cisternas e barreiros de trincheiras sob condução da ASA.

 

 

Confira no áudio:

{podcast id=2138}

Redação do site da 98 FM