A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) está realizando a campanha de vacinação contra a febre aftosa em bovinos de zero a dois anos até o dia 30 deste mês. A meta é imunizar 96% dos animais em todo o Estado. Em Campo Formoso (BA) o rebanho total chega a 23.243 cabeças.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias desta segunda-feira (05), a fiscal estadual da Adab, Luciana Teixeira, afirmou que a multa é de R$ 53,21 por cada animal não vacinado dentro do prazo. Se o produtor também não fizer a declaração será obrigado a pagar R$ 170,00 por propriedade.

Ainda segundo a Adab, a campanha feita no mês de maio imunizou apenas 87% e não atingiu a meta nos municípios da microrregião de Senhor do Bonfim (BA).

A Adab informou também que o Governo Federal vai eliminar a obrigatoriedade da vacinação contra a doença a partir do ano de 2021. “Estamos trabalhando o plano estratégico de erradicação da febre aftosa. (…) O Ministério da Agricultura dividiu o país em quatro blocos e a Bahia faz parte do bloco 4. E essa retirada é vista como amplitude de mercado, aumento do valor dos animais”, disse a fiscal Luciana Teixeira.

 

 

Confira no áudio:

{podcast id=3548}

Foto: Adab
Redação do site da  98 FM