A aplicação de doses do imunizante AstraZeneca/Oxford contra a Covid em gestantes e puérperas está suspensa no município de Campo Formoso (BA). A determinação é do Ministério da Saúde e foi confirmada pelo secretário de saúde Paulo Henrique Nascimento no Jornal 98 Notícias desta quarta-feira (13).

O que nos informam é que podem provocar reações adversas que não estão na bula do fabricante. No momento, estas gestantes só podem tomar Coronavac, que é a vacina do Butantan, que, diga-se de passagem, não temos esta vacina para dar continuidade às gestantes e puérpera”, comentou o secretário Paulo.

Ainda segundo as informações do gestor de saúde, antes da decisão do Ministério da Saúde, 97 mulheres do público alvo já teriam recebido a dose da vacina, sendo 74 eram gestantes e 24 puérperas. Porém, a secretaria sinalizou que irá dar apoio caso elas apresentem alguma reação.

Peço as gestantes e puérperas que desenvolvam alguma reação psicossocial que nos procure na secretaria para relatar o que está acontecendo para gente notificar ao Governo do Estado, e que vai chegar ao Ministério da Saúde para que a gente possa tomar medidas cabíveis e medidas que sejam de suporte para dar apoio a todas elas”, disse o secretário de saúde Paulo Henrique.

Redação do site da 98 FM