Um servidor do quadro efetivo do setor de transportes da prefeitura de Campo Formoso (BA) foi preso na manhã desta sexta-feira (18) por agentes da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) suspeito de colaborar com outras duas pessoas na subtração de uma máquina patrol que pertence ao Consórcio do Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

Em entrevista ao Jornal 98 Notícias, o delgado da 19ª Coorpin, Felipe Neri afirmou que a investigação foi iniciada no dia 09 deste mês, após o representante do Consórcio registrar a denúncia de desaparecimento do equipamento. Já os mandados de busca e prisão preventiva foram expedidos pela Justiça de Campo Formoso.

Ainda de acordo com o delegado, o servidor Joelson de Oliveira Rios, conhecido por Jôjô, pediu que a máquina emprestada à prefeitura de Campo Formoso (BA) fosse devolvida ao Consórcio, porém o motorista do caminhão que transportou a patrol, José Braz Conceição, o popular Xuxa, escondeu o veículo numa propriedade do empresário Joílson Santana de Oliveira, conhecido por Joílson Produções.

O servidor público municipal responsável pelos veículos teria mandado levar um caminhão. O dono do caminhão negou que sabia, só que a gente já sabia da participação dele e, através de investigação, descobrimos o local onde estava escondida [patrol]. Então, nós fizemos a busca no local, apreendemos, e foi representado pela prisão preventiva dos envolvidos no peculato, que é a subtração de um bem do Estado [sic]”, detalhou o delegado Felipe.

O chefe da Polícia Civil informou também que o comerciante teria furtardo energia elétrica da Coelba e água da Embasa, e estava em posse de veículos adulterados.

Encontramos inúmeros veículos com chassi adulterado. Ele furtava essa água da Embasa e utilizava um dos seus caminhões pipas para vender aos municípios da região através dos programas de governo, e também futuro de energia, inclusive ele estava não só furtando a energia para ele, mas para um posto de gasolina vizinho ao comércio dele, e que estava se beneficiando desse furto de energia do comerciante”, afirmou o delegado Neri.

Após a repercussão do caso, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), irmão da prefeita Rose Menezes (PSD), também se manifestou na rádio 98 FM e disse que havia orientado o servidor público a manter a máquina em um pátio da prefeitura de Campo Formoso (BA).

Essa máquina que ficou desde 2017 lá na central de transportes em frente à rodoviária sem uso porque o conserto era muito alto. (…) 15 dias atrás, o Jojô me liga: ‘Adolfo, essa máquina aqui, o pessoal vai entrar e vai encontrar aqui uma máquina quebrada’. Eu disse: ‘Jojô, nós não vamos gastar mais dinheiro para guinchar essa máquina para o consórcio de Senhor do Bonfim, então deixa aí. Quando a nova administração assumir, a gente mostra que isso não tem nada a ver com a prefeitura, é uma máquina do consórcio”, disse o deputado.

Redação do site da 98 FM