O município de Campo Formoso (BA) está infestado com casos suspeitos de Chikungunya, Zica e Dengue. A informação foi confirmada ao 98 Notícias nesta quarta-feira (20) pela coordenadora de endemias Fernanda Matos.

De acordo com o setor da vigilância epidemiológica vinculada à secretaria de saúde, no primeiro ciclo feito nos meses de janeiro e fevereiro, os agentes de endemias identificaram vários casos nos bairros, Centro e Campo de Avião, e nos povoados Garimpo do Socotó, São Tomé e distrito de Poços.

Ainda segundo a coordenação de endemias, no segundo ciclo feito nos meses de março e abril a quantidade de casos aumentou. Na sede, os bairros mais afetados foram Santa Luzia, Vila Nair, Centro Cultural, Vila Encantada, com destaque para o Mutirão, além de Tiquara, na zona rural.

A pasta de saúde informou que fez bloqueios com uso de bomba costal e mutirão de limpeza nas localidades de Tiquara e Garimpo do Socotó.

A quantidade estimada de casos não foi informada, mas a representante de endemias sinalizou que a maior dificuldade é a realização de exames para confirmar o diagnóstico de doenças provocadas pelo mosquito Aedes Agypt.
O grande problema da gente é que a maioria não faz sorologia que é o que confirma que a pessoa está com Dengue, Zica ou Chikungunya”, comentou a coordenadora Fernanda Matos.

Redação do site da 98 FM